PTO Journal

CHAMADA PARA SUBMISSÕES

2022 PEDAGOGY AND THEATRE OF THE OPPRESSED JOURNAL

A Revista PTO é uma publicação anual, revisada por pares e promovida pela Organização Pedagogy and Theatre of the Oppressed. Sua missão é engendrar espaços acadêmicos e comunitários para o diálogo crítico sobre estruturas sociais de opressão e para ações com vistas à libertação coletiva, além de promover redes colaborativas de compartilhamento, desenvolvimento, fomento e registro de teorias e práticas voltadas à transformação social em âmbito local e global. Nosso trabalho é inspirado na Pedagogia do Oprimido e no Teatro do Oprimido, sistematizados respectivamente por Paulo Freire e Augusto Boal. O ano de 2021 foi marcado tanto pelo aniversário de 90 anos de Augusto Boal, quanto pelo centenário de Paulo Freire e, em vista disso, receberemos contribuições de modo a não somente celebrar os legados de trabalho de Freire e Boal, mas também ensejar o exame crítico e a reflexão sobre a importância atual de tais metodologias. A edição de 2022 contará com uma seção especial dedicada à análise de questões culturais/pedagógicas da atualidade em relação aos momentos de intensa repressão ditatorial na América Latina, nos quais Boal e Freire atuaram. É com muita felicidade que anunciamos que a edição de 2022 da Revista PTO receberá contribuições em inglês e português! 

 

A edição de 2022 da Revista será dividida em 5 seções:

  • Artigos, ensaios e trabalhos acadêmicos – essa seção incluirá uma ampla variedade de formatos que discutem, analisam, promovem e debatem as contribuições do Teatro do Oprimido e da Pedagogia do Oprimido, assim como qualquer outra prática cênica ou pedagógica de libertação.
  • Resenhas – essa seção incluirá comentários, resenhas, diálogos e opiniões sobre textos (livros, artigos, poemas, etc.), práticas cênicas e materiais audiovisuais importantes para o campo do TO e PO, bem como para a prática acadêmica dessas metodologias em escala global. O objetivo é promover o acesso às ideias centrais dos textos, bem como o diálogo crítico sobre eles, facilitando a circulação das obras resenhadas.
  • Relatos de Trabalho – essa seção incluirá a documentação de workshops, práticas cênicas e outros trabalhos. Escritas por facilitadores, participantes ou espectadores, os textos nesse formato visam a informar os leitores sobre o amplo escopo do TO, da PO e de atividades afins em escala global. Os relatos podem ser submetidos em qualquer formato de arquivo eletrônico reprodutível (textos, fotos, vídeos ou forma híbrida), desde que seja indicado o nome do autor do relato, o responsável pelo trabalho, a relação do autor com o grupo de trabalho e uma descrição do contexto, de modo a apresentar os processos de feitura e os objetivos do trabalho.  
  • Entrevistas – essa seção incluirá entrevistas conduzidas pela Comissão Editorial da revista. Serão publicadas conversas com um amplo espectro de praticantes de TO e PO, pesquisadores, professores e demais envolvidos com ações de libertação em qualquer parte do mundo.
  • Conversatório – essa seção incluirá comentários críticos, respostas, impressões e outras formas de diálogo com os trabalhos publicados na Revista. Leitores em geral e autores de trabalhos publicados na Revista estão convidados a enviar reflexões sobre as publicações, sugestões de resenhas, entrevistas, entre outros assuntos e práticas abordados na revista.

Para mais detalhes sobre a revista e o processo de submissão, acesse https://scholarworks.uni.edu/ptoj/

As submissões são em fluxo contínuo. 

O prazo para envio de trabalhos para o próximo número é 1 de agosto de  2022. 

Para mais detalhes, acesse  http://scholarworks.uni.edu/ptojor http://ptoweb.org

Caso necessário, contate os editores através dos seguintes endereços eletrônicos: ptojournaleditor@gmail.com / pfreitassantos@yahoo.com.br / aaronmooreellis@gmail.com