27ª Conferência de Pedagogia e Teatro do Oprimido (PTO) Flórida 2024 – Em português!

27ª Conferência de Pedagogia e Teatro do Oprimido (PTO)

Flórida 2024

 

Datas da Conferência da PTO: 30 de maio a 2 de junho de 2024

Workshop Pós-Conferência com Julian Boal: 2 a 4 de junho de 2024

Local: Eckerd College, São Petersburgo, FL

Datas da conferência on-line: 25 e 26 de junho de 2024

 

PRAZO PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS (tanto para propostas online e presenciais): 8 de janeiro de 2024 (com notificação prevista até fim de fevereiro). Clique aqui para submeter sua proposta: CLIQUE AQUI

 

Observação aos inscritos que residem fora dos EUA: Devido ao calendário das solicitações de visto, bem como à necessidade de aquisição de passagens aéreas internacionais com certa antecedência, as propostas de comunicadores que residem fora dos EUA serão priorizadas por ordem de chegada no processo de avaliação, e tais pessoas receberão antecipadamente a notificação sobre o status de suas propostas. Portanto, se você reside fora dos EUA e gostaria de receber a notificação antes de 15 de fevereiro, submeta a sua proposta o quanto antes, visto que as propostas de fora dos EUA serão avaliadas de forma contínua.

 

Navegando pelas águas: da opressão à libertação

 

Na Flórida e em todo o mundo, a água é multidimensional. O tema de “Navegando pelas águas: da opressão à libertação” é um chamado à ação, um chamado à união e um chamado para criar um futuro melhor para todas as pessoas. O tema pode se referir aos perigos enfrentados por imigrantes que cruzam vias navegáveis perigosas em busca de segurança e às comunidades da linha de frente mais diretamente afetadas por catástrofes climáticas, aumento do nível do mar, furacões, tempestades e muito mais. O tema reconhece as realidades históricas e contemporâneas que moldam o nosso mundo, inclusive as lutas contínuas por justiça dos afro-americanos, muitos dos quais lutaram e sobreviveram ao sequestro e ao tráfico por águas fatais para as Américas como parte do sistema genocida da escravidão. Também pode se referir ao poder da água de conectar, limpar, sustentar e dar vida. De fato, conforme proclamado por muitas comunidades indígenas, protetores da água e outros: “Água é vida!”

 

São Petesburgo é uma cidade litorânea situada no Golfo do México, e o campus do Eckerd College é cercado por água, o que enfatiza ainda mais a conexão do tema com o contexto local da PTO 2024. Para os movimentos, grupos e indivíduos da Flórida que estão lutando ativamente contra a opressão todos os dias, seus esforços enfrentam desafios maiores devido a políticas específicas que agravam as desigualdades e injustiças existentes. Muitos de nós, no momento, fomos afetados por leis recém-promulgadas e propostas e não temos certeza de seus impactos de longo prazo em nossas comunidades; se podemos ou não contar com nossos sistemas judiciais para defender nossos direitos; e se podemos ou não nos unir através de divisões e diferenças para co-criar o mundo em que todos queremos viver. Nessas águas políticas complexas, encontramos desafios que afetam uma série de comunidades.

 

Buscamos propostas de workshops e painéis que envolvam ativamente os participantes em exercícios práticos, diálogos críticos e apresentações; explorem histórias de resiliência, capacitação da comunidade e diversas estratégias para entender e agir no mundo. 

Esta conferência é uma plataforma para compartilhar conhecimentos, experiências e criar novas alianças. Incentivamos propostas que não apenas abordem desafios, mas também celebrem soluções inovadoras e vitórias que tragam alegria e inspirem mudanças. 

 

Para melhor apoiar e ampliar o trabalho de ativistas, artistas e educadores locais baseados na Flórida, que têm experiência direta com os desafios e as oportunidades aqui no Sunshine State, incentivamos você a apresentar propostas. Suas percepções, experiência e perspectivas sobre os desafios para fazer mudanças são de grande valor para a compreensão das nuances dos problemas enfrentados pelas comunidades locais e para a superação coletiva.

 

Além disso, temos o compromisso de incluir oportunidades para a participação e as perspectivas dos jovens. As vozes, ideias e inovações das gerações mais jovens e emergentes são vitais para navegar nas águas perigosas de que falamos. Nós o incentivamos a contatar os jovens ativistas que você conhece e a apoiá-los para que proponham sessões. 

 

Acreditamos que, por meio da união e da ação criativa, podemos transformar a adversidade em uma força de mudança positiva. “Navegando pelas águas: da opressão à libertação” reflete nossa dedicação em abordar questões sociais urgentes e atuais e unir diversas vozes na busca de um mundo justo e igualitário.

 

——————————

 

Se você ainda possui alguma dúvida quanto às formas de apresentação ou aos modos de submissão de uma proposta de trabalho, envie-nos um email para pto2024stpete@gmail.com com uma pergunta ou ideia para que possamos ajudá-lo. Além disso, você pode encontrar mais informações sobre a Pedagogy and Theatre of the Oppressed em www.ptoweb.org

 

Uma observação sobre os idiomas

 

Lançamos esta Chamada de Trabalhos em inglês, espanhol e português. Conseguimos ler e responder propostas nesses idiomas, e os comunicadores poderão utilizar qualquer uma das três em suas falas. Também planejamos destacar, de modo claro, no Programa da Conferência o(s) idioma(s) de cada sessão. Lamentamos que a PTO não tenha atualmente suporte necessário para garantir serviços de interpretação e tradução aos participantes da conferência presencial. Nossas baixas taxas de inscrição são pautadas na acessibilidade econômica, mas isso também significa que nosso orçamento normalmente não nos permite oferecer tradução simultânea para todas as sessões. No entanto, haverá uma opção no formulário de inscrição para que os comunicadores assinalem os idiomas nos quais possui fluência. Vamos nos esforçar ao máximo para viabilizar a maior quantidade possível de traduções. Embora, no passado, a maioria das sessões tenha sido em inglês, tentaremos descentralizar o inglês a qualquer oportunidade.

 

____________________________________________________________________________

 

Duração das sessões e opções de formatos

 

❑   Sessão única: 90 minutos

❑   Sessão dupla: Duas sessões consecutivas de 90 minutos, totalizando três horas. (Isso inclui um intervalo de 15 minutos. Note, por gentileza, que pode haver participantes para uma ou para as duas partes da sua sessão supla) 

❑   Workshops: Técnicas e Aplicações: Workshops interativos com foco na análise, explicação e experiência de técnicas de PO/TO ou de práticas liberatórias. Os workshops também podem contar com adaptações, aprofundamentos e trocas de trabalhos desenvolvidos em diversas situações, circunstâncias e populações, ou apresentar estudos de caso que sublinhem técnicas artísticas e educacionais de libertação.

❑   Performances: Performances interativas que promovam e problematizem a transformação, libertação, justiça social e/ou o engajamento político. A conferência não deve ser vista meramente como uma exibição, mas como uma oportunidade de engajamento na análise interativa da própria performance, nos assuntos que a originaram, ou em ambos. 

❑   Sessão da Juventude Dirigente: Qualquer sessão por/ para/ sobre iniciativas de jovens. Compreendemos “juventude dirigentes, em geral, como projetos e sessões com liderança significativa de pessoas jovens de até 24 anos, embora reconhecemos que o importante apoio de colaboradores mais velhos também pode contribuir para o sucesso de tais projetos e sessões. Oportunidades de auxílio financeiro estão disponíveis através de bolsas e ajuda voluntária.

❑   Mesa Redonda: Conversas ou debates entre ativistas, artistas, organizadores e/ou educadores populares. As sessões também podem solicitar que os participantes participem do diálogo sobre determinados conceitos, técnicas ou estudos de caso relacionados a PO/TO ou a práticas de trabalho liberatório. São propostas para oferecer uma conversa com os demais em torno de um assunto de interesse, em vez de uma completa apresentação de suas ideias e conclusões.

❑   Painel comunicações: Grupo pré-definido de 3 a 4 apresentações sobre uma área em específico do trabalho liberatório de PO/TO. Todos os comunicadores devem aceitar participar e ser membro da mesa. As sessões também devem incluir um debate ou outro tipo de interação com os ouvintes. 

❑   Apresentação de pesquisa: Síntese de pesquisa ou artigo sobre PO/TO ou de teorias e práticas de trabalho liberatórias, através de apontamentos. Os trabalhos NÃO devem ser lidos, mas apresentados. Cada apresentação deverá ter de 10 a 12 minutos, excluindo-se o tempo para o debate. Organizaremos os trabalhos por assunto, em grupos de 3 a 4, fornecendo tempo para o debate. Não é elegível para sessão dupla.    

❑   Workshops Anti-Opressão: Workshops interativos específicos sobre vários aspectos do trabalho anti-opressão, incluindo linguagem/terminologia, comunidades e populações específicas, desafios e ética, bem como métodos de trabalho baseados na educação liberatória e/ou nas técnicas de TO. 

❑  Diálogos Críticos: Estas sessões ofertam espaços para diálogos coletivos sobre questões específicas e complexas do trabalho liberatório. O diálogo pode ser viabilizado por uma ou mais pessoas, mas todos os ouvintes da sessão estarão convidados a participar totalmente da conversa. Os diálogos podem seguir um modelo freireano de apresentação de um problema ou seguir outros modelos liberatórios, podendo ou não incluir atividades afins a workshops. 

❑   Bem-estar e cuidado comunitário: Estas sessões podem abordar assuntos como a saúde e o bem-estar de ativistas, a incorporação da cura para praticantes e outras práticas de auto cuidado e cuidado comunitário dirigidas a pessoas diretamente engajadas em movimentos de base ou outro tipo de trabalho em torno da justiça social. 

 

____________________________________________________________________________

 

PRAZO PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS (tanto para propostas online e presenciais): 8 de janeiro de 2023 (com notificação prevista até fim de fevereiro). Clique aqui para submeter sua proposta: CLIQUE AQUI